Vestibulares


Simulado 6

01) (UNICAMP/96) Pesquisadores não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta. As queimadas de florestas têm sido freqüentemente citadas como um dos agentes causadores da intensificação desse efeito, mas a maior parte dos cientistas não concorda, citando outro fator.
a) No que consiste o efeito estufa?
b) Qual é o fator considerado pela maior parte dos cientistas como o principal agente causador da intensificação desse efeito?
c) Estudos mostraram que a intensificação do efeito estufa poderá, teoricamente, provocar alterações no nível dos oceanos e na produção agrícola. Explique como isso seria possível em cada um dos casos.

02) (UFJF/97) O gene é uma seqüência de bases nitrogenadas da molécula de DNA capaz de codificar uma proteína. A relação entre gene e síntese protéica foi sugerida pelo médico inglês Archibald Garrot, ao estudar uma anomalia hereditária causada pela ausência de uma enzima por um erro na informação genética. Garrot denominou esta anomalia de "erro inato do metabolismo". Descreva superficialmente, pelo menos 4 (quatro) "erros do metabolismo" que confirmem a idéia de Garrot.

03) (UFRJ/95) Bactérias e fungos encontrados na natureza são agentes causadores de problemas para a saúde dos seres humanos.
Suponha a descoberta de uma droga com uma ação bactericida e fungicida extremamente eficaz e destituída de toxicidade para animais e plantas. Imagine que essa droga fosse espalhada por toda a superfície da Terra, causando assim a completa extinção de fungos e bactérias.
O que aconteceria com a produtividade primária (taxa de fotossíntese) dos ecossistemas? Justifique sua resposta.

04) (FUVEST/97)
a) Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: óvulo, ovário, semente e fruto.
b) Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importância das sementes na adaptação das plantas ao ambiente terrestre?

05) (VIÇOSA-96) Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.
a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodos terrestres.
c) Represente graficamente o crescimento de um artrópodo qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o tempo.

06) (UFOP/2000) O sistema nervoso autônomo (SNA) é constituído de duas partes que, em geral, se antagonizam em suas ações.
Responda:
a) Quais são essas duas partes do SNA?
b) Dê dois exemplos que ilustrem esse antagonismo.

07)(U.F.VIÇOSA/98) A boa orientação médica adverte que o uso indiscriminado de antibióticos é um procedimento que deve ser desencorajado do costume popular. Embora esta advertência seja muito oportuna, uma das justificativas mais generalizadas é a de que as bactérias ‘adquirem resistência’ contra o antibiótico. A explicação de que as bactérias bactérias ‘adquirem resistência’ ao antibiótico está de acordo com os princípios evolutivos neodarwinistas?
a) SIM ou NÃO?
b) Justifique:

08) (UFRRJ/97) O ADN é um polímero constituído por vários nucleotídeos e as proteínas são polímeros constituídos por vários aminoácidos. Um gene é constituído por um número N de nucleotídeos que codifica uma proteína constituída por P aminoácidos.
Por que sempre encontramos N>P?

09) (UFRJ/2000) As plantas chamadas de C3 perdem muito rendimento de produção de moléculas orgânicas por fotossíntese quando a concentração de CO2 é baixa. As plantas chamadas C4 possuem um metabolismo que contorna essa situação, mantendo a velocidade de fotossíntese mesmo em baixas concentrações de CO2.
Considerando a função dos estômatos das folhas no controle da evapotranspiração, indique qual dos dois tipos de planta perde menos produtividade em um clima seco e quente. Justifique sua resposta.

10) (UFMG) Analise as figuras numeradas de I a V, referentes às etapas de divisão celular em um organismo diplóide.
Com base nessas figuras:

simulado6imagem

a)CITE o tipo de divisão celular representado.

b) INDIQUE a seqüência de números que melhor representa a ordem cronológica das etapas da divisão celular.

c) CITE o número da etapa em que ocorre segregação de:

  • cromossomos homólogos
  • cromátides.

d) CITE o nome do importante fenômeno, do ponto de vista evolutivo, que ocorre em III

e) JUSTIFIQUE essa importância.

 

GABARITO

01) a) Aquecimento global do planeta em conseqüência da retenção de calor  por gases existentes na atmosfera.
b) A queima de combustíveis fósseis e florestas, com liberação de grande quantidade de gás carbônico.
c) Com a intensificação do aquecimento do planeta, poderá ocorrer um derretimento de geleiras polares, e a água resultante poderá provocar o aumento do nível dos oceanos.
O aquecimento do planeta poderá provocar alterações climáticas que comprometerão a produção agrícola, em virtude de mudanças no regime de chuvas.

02) Os erros inatos do metabolismo estão associados a mutações que conduzem à ausência ou alteração de uma enzima.  Alguns exemplos de erros do metabolismo:
1.Fenilcetonúria : mutação que faz com que  seja produzida a enzima tirosinase defeituosa e, em conseqüência, o indivíduo é incapaz de transformar o aminoácido fenilalanina em tirosina. O aumento da concentração de fenilalanina    no sangue afeta células cerebrais causando retardamento mental.
2. Alcaptonúria: alteração no gene que produz a enzima que transforma o ácido homogentísico (alcaptona) em ácido maleilacetoacético. O acúmulo de alcaptona no sangue leva à eliminação de urina que escurece em contato com o ar. Causa escurecimento   das cartilagens e uma propensão para a artrite.
3. Albinismo: mutação que resulta na incapacidade da pessoa executar a transformação do aminoácido tirosina em melanina. Com isso, há ausência completa do pigmento melanina na pele, nos olhos e nos cabelos.
4. Hemofilia: mutação que leva à deficiência do fator VIII de coagulação sangüínea, o que pode levar a pessoa a ter hemorragias abundantes mesmo com ferimentos pequenos.

03) A produtividade primária seria extremamente reduzida. Isso aconteceria porque as bactérias e os fungos são agentes decompositores, e a extinção desses organismos praticamente interromperia os ciclos biogeoquímicos. Como conseqüência, toda matéria orgânica morta iria se acumular e não haveria a decomposição rápida dessa fonte de nutrientes, ocasionando um colapso dos ecossistemas.

04)
a) O óvulo situa-se dentro do ovário e, quando fecundado dá origem à semente, no interior da qual situa-se o embrião. O ovário, dá origem ao fruto.
b) Os grupos são as gimnospermas e as angiospermas. As sementes protegem o embrião contra o ressecamento e possuem reservas nutritivas que nutrem esse embrião independentemente do meio.

05)
a) Insecta – 3 pares de patas Arachnida – 4 pares de patas

b) * Proteção contra desidratação ; * Proteção contra predadores

simulado6imagem2

06)
a) Sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático.
Órgão            S.N.Simpático              S.N.Parassimpático
Pupila        Promove a dilatação          Promove a constrição
Coração     Aumento dos batimentos        Redução dos batimentos

07) Não,  o antibiótico não induziu a resistência. O antibiótico teve ação seletiva, eliminando as bactérias sensíveis.  Dessa forma, sobram as bactérias resistentes ao antibiótico que, então, podem aumentar sua população.

08) Porque para a codificação de um aminoácido são necessárias três bases nitrogenadas (que correspondem a três nucleotídeos).

09) As plantas C4, pois, em climas secos e quentes, o calor aumenta a evapotranspiração e os estômatos fecham. Isso diminui a concentração de CO2 no interior da folha, o que reduz o rendimento da planta C3.

10)
a) Trata-se da meiose.
b) III ; IV ; II ; V ; I
c) Segregação de homólogos à IV Segregação de cromátides à I
d) Permutação
e) A permutação é importante do ponto de vista evolutivo porque resulta em recombinação dos genes, a qual é importante fonte de variabilidade entre os indivíduos. É sobre essa variabilidade que a seleção natural atua.