Sobre —Prof. Atiliano Sobre —

Sobre

 

Todos nós

Atilianno, Deise, Alanna, Geovanne, Thales, Atilanna

DEUS, Atiliano João, nascido na Rua Joaquim Távora, 286 centro de Igreja Nova – AL, no dia 25 de maio de 1962 às 14:00. Filho do agricultor Antonio João de Deus e da doméstica Maria Marques.

Aos seis anos (1968) iniciou sua vida como agricultor, juntamente com seus irmãos mais velhos ajudava seus pais no cultivo em terras de terceiros de mandioca, milho, feijão e arroz na várzea de Igreja Nova – AL, para ajudar no sustento da família.

Mesmo exigindo a sua presença na roça, seu pai conhecido como Tonho Galo, irmão do ex-prefeito Melquíades João de Deus, também exigia que às 15:00 horas voltasse correndo para frequentar a escola.

Aos 12 anos ganha um jumento de presente de sua tia Ninga, onde na época era usado para colocar água nas casas dos mais ricos, tempo em que na cidade ainda não tinha água encanada.
Ao tempo que carregava água no jumento com quatro latas d’água o jovem Atiliano, se sobressaía na Escola.

Estudou de 1971 até 1974 na “Escola Estadual Alfredo Rego”, onde concluiu a 4ª série primária. Em 1975, fez o curso de admissão para a escola Cenecista Frei Clemente
Sagan, onde foi o primeiro colocado, estudando de 5ª a 8ª série, sendo em 1978 o melhor aluno do Município ganhando por isso uma viagem à Capital do País Brasília – DF, para ser homenageado pelo Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.

Com muito esforço de seus pais, que teve que à custa de uma enxada pagar farda e transporte, vai em 1979 estudar na cidade de Penedo – AL, já que Igreja Nova – AL, não existia ensino médio.

Encerrado o Ensino Fundamental em 1978 o então diretor da Escola Cenecista Frei Clemente Sagan Dalmo Rocha Raposo o convidou para lecionar Ciências na escola que acabara de concluir sua 8ª série, o que o fez voluntariamente até 1988.

De 1979 até 1982 o humilde jovem, estuda na Escola Estadual Normal de Penedo – AL, onde concluiu o ensino médio.

Ainda estudando o Ensino Médio (1979) motivado por seu bom desempenho é convidado para trabalhar de apontador na firma ESUSA que estava implantando o Projeto Boacica na várzea de Igreja Nova – AL.

A partir de então deixa de botar água no jumento, passando a atividade para seu irmão mais novo Francisco João de Deus, e vai trabalhar em sua primeira empresa.

Como apontador seu desempenho era tão bom, que em pouco tempo a empresa ESUSA, resolveu pagar seu transporte para que ele fosse estudar, promovendo-o a encarregado do setor pessoal.

Em 1981 chega à cidade o Banco Bamerindus do Brasil, o qual promove um concurso, onde Atiliano é aprovado em primeiro lugar, evoluindo dentro do Banco, iniciando como
auxiliar III e quando do fechamento da Agência na cidade em 1986 já era Chefe de Serviços.

Trabalhando no Bamerindus e estudando em casa faz o vestibular na área de Biologia na Faculdade de Formação de Professores de Penedo – AL, onde é aprovado em 1º lugar chegando a formar-se Biólogo.

Em 1988 faz um concurso para a Unidade de Beneficiamento de Arroz Apolônio Sales em Igreja Nova – AL, sendo novamente aprovado em primeiro lugar, iniciando na empresa como caixa e em apenas dois anos chegou a gerente industrial da fábrica.

Em 02 de julho de 1988 casa-se com a Senhorita Deise Higino Nunes, filha do Senhor Toinho do Zé Chico e Dona Terezinha com quem tem quatro filhos: Alanna Nunes de Deus, Geovanne Nunes de Deus, Thales Atiliano Nunes de Deus e Atilanna Nunes de Deus.

Enquanto trabalhava na usina Atiliano continuava estudando, desta vez fazia na Escola Técnica de Comércio Dom Jonas Batinga em Penedo – AL, o curso de Técnico em Contabilidade, onde se formou em 1992.

Em 1995 cria juntamente com os senhores Tonhão e Ailson uma empresa de Construção Civil “AAA CONSTRUÇÕES”.

Em 1997, juntamente com um grupo de amigos, ajudou na mobilização para criação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Igreja Nova – AL.

Em 26 de abril de 1998 faz o concurso para Professor do Município de Igreja Nova – AL, onde é aprovado nas primeiras posições, iniciando como Professor do Município de Igreja Nova – AL, lecionando a quarta série da Escola Municipal Ilza Rocha Raposo no dia 03 de julho de 1998.

Em 1999 é classificado numa seleção para Professor Monitor do Estado de Alagoas, na disciplina de matemática, sendo lotado na escola estadual de Ipiranga.

Ainda em 1999, juntamente com alguns amigos idealiza a construção do Clube de Igreja Nova – AL (Sociedade Recreativa de Igreja Nova – AL), onde o mesmo tem a feliz ideia de um local privilegiado, no alto com vista para a cidade, sendo o 1° Secretário e até hoje sócio proprietário.

Como o Professor Atiliano tem uma inteligência fora do comum, e a todo instante seus alunos o elogiava, o mesmo resolveu lecionar juntamente com um grupo de professores nos finais de semana gratuitamente o Povo de Igreja Nova – AL, para concursos. No ano de 2000 leciona junto com alguns professores gratuitamente nos finais de semana a cento e cinquenta pessoas para o concurso Municipal de 06/02/2000, e mais de cinquenta pessoas são aprovadas nas diferentes áreas: Professores, Agentes Comunitários de Saúde, Vigias, Motoristas entre outras.

Em outubro de 2000 faz o concurso para professor de Ciências do Estado de Alagoas, juntamente com mais de sessenta mil candidatos, sendo aprovado em 9° lugar em todo Estado, assumindo vinte horas da matéria de Ciências na Escola Estadual Professor Pedro Reys em Igreja Nova – AL, no dia 05 de junho de 2001.

Também em 2001 iniciou a mobilização para o fechamento da extensão da Escola Estadual Professor Pedro Reys que funcionava com grande dificuldade no prédio da Escola Municipal Ilza Rocha Raposo, tendo em vista seu mau funcionamento e os problemas existentes com o ensino/aprendizagem de seus alunos, o que acarretou na construção da nova Escola Professor Pedro Reys que funciona atualmente na Av. Santos Filho, Centro de Igreja Nova – AL, com apenas seis salas de aula. Já na nova escola mobiliza os alunos e diretores para compra de equipamentos para uso dos professores no desempenho de suas atividades como: Retro-projetor, caixa de som amplificada, microfone entre outros. E ainda idealiza o primeiro simulado Pedro Reys, com o objetivo de preparar os discentes para os vestibulares de final de ano.
Ainda em 2001, juntamente com um grupo de professores, funda o Sindicato dos Servidores do Serviço Público Municipal de Igreja Nova – AL (SPMIN).

Como não supriu a carência de professores com o concurso do ano 2000, o Estado de Alagoas abre novo concurso em 2002, onde Atiliano faz e novamente é aprovado em 11º lugar para mais 20 horas de ciências.

No ano de 2002 leciona novamente gratuitamente com um grupo de professores a cem alunos para o concurso do Município para professores no dia 19/05/2002, onde destes, dezessete pessoas são aprovadas.

Em 2004 mais uma vez o Professor Atiliano leciona gratuitamente aos Igrejanovenses para o concurso realizado no dia 18/01/2004, para os cargos de Motorista, tratorista e garis, onde entre estes mais de vinte pessoas são aprovadas.

Em janeiro de 2005 é convidado pelo então Prefeito Neiwton Silva para criar o Setor Municipal do Programa Federal Bolsa Família – PBF, o qual lhe rendeu o título de melhor gestor do PBF em Alagoas, sendo reconhecido como tal, em uma viagem ao Distrito Federal – DF, onde foi contemplado com um veículo Kombi de 12 lugares, zero quilometro, doado ao Município para gestão do referido programa.

Ainda 2005 o Estado de Alagoas faz novo concurso para áreas específicas como Biologia, Física, Química e Matemática da 9ª CRE – Penedo, Atiliano novamente participa do certame desta vez para a disciplina de Biologia sendo aprovado em 7° lugar na regional de Penedo, para assumir mais vinte horas de Biologia também na Escola Estadual Professor Pedro Reys em Igreja Nova – AL, no dia 21/03/2006.

Em outubro de 2006, faz um Projeto sobre DST/AIDS na Escola Estadual Professor Pedro Reys, envia ao Ministério da Saúde que remete para a Organização Mundial de Saúde, onde é classificado o melhor do Brasil.

Com o Projeto DST/AIDS campeão, o Professor Atiliano ganha uma viagem a Lisboa – Portugal, para durante cinco dias representar o País no Fórum internacional sobre DST/AIDS e a vacina anti-HIV. Antes da viagem a Europa, o Professor Atiliano faz um trabalho da história da cidade, passando trinta dias filmando e fotografando todos os Povoados e a sede do Município, transformando esse trabalho num DVD que foi levado até Portugal, sendo a história do Município mostrada no mundo.

Nos dias 25 e 26 de março de 2006 o humilde professor continua dando sua parcela de contribuição ao povo de Igreja Nova – AL, lecionando mais uma com outros professores mais uma vez voluntariamente para um novo concurso municipal, onde foram aprovadas mais de quinze igrejanovenses que participaram de suas aulas nos finais de semana.

Em novembro de 2006, novamente o professor Atiliano dar aulas grátis os alunos da Escola Pedro Reys de Igreja Nova – AL, para o concurso do IBGE, onde sete destes alunos conseguiram aprovação.

Além de seu amor incontestável pela sua cidade, o Professor Atiliano demonstra um carinho muito grande por sua família e o Povo do Município. A prova maior deste apego por sua cidade vem das grandes oportunidades que o mesmo teve de sair do Município, mas o mesmo não arredou o pé de sua terra.

Algumas possibilidades foram os concursos que o mesmo foi aprovado sem classificação como: Polícia Civil de Alagoas, Polícia Militar de Alagoas, DETRAN de Alagoas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Professor de Matemática do Estado de Sergipe, Correios entre outros.

Sem pensar em si próprio, durante toda sua vida o Professor Atiliano vem desenvolvendo atividades voltadas para o crescimento de sua cidade e o bem estar do querido povo de Igreja Nova – AL.

Faz um projeto para aquisição de uma banda fanfarra para a Escola Estadual Professor Pedro Reys o que é aprovado imediatamente pelo Estado de Alagoas, que encaminhou imediatamente oitenta instrumentos para a Escola.

Em 2007, como Coordenador do Bolsa Família de Igreja Nova, através da OOPS de Arapiraca, viabilizou a internet Banda Larga, para todo o Município, e financiadas pelo governo federal, pontos na Prefeitura, Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Administração.

No dia 01 de junho de 2007, consegue a liberação no Ministério das Comunicações da Rádio Comunitária Triunfo FM para Igreja Nova – AL, na frequência 104,9 Mhz.

Também no ano de 2007, criou uma Home Page na Internet voltada especificamente para todos os cidadãos igrejanovenses e em especial seus alunos e as pessoas que tiveram que sair da cidade para ganhar a vida em outras localidades, com os seguintes objetivos:
1 – Mostrar aos igrejanovenses que nossa cidade é linda;

2 – Dar oportunidade aos que tiveram que sair do município, de acompanhar a evolução de nossa cidade;

3 – Utilizar as tecnologias para divulgar ao mundo as belezas de minha querida cidade de Igreja Nova – AL;

4 – Manter todos nossos conterrâneos informados e atualizados sobre o que acontece na cidade;

5 – Instigar nossos alunos o uso da internet como meio de aprendizagem;

6 – Motivar as pessoas, principalmente os que nasceram em Igreja Nova/AL, buscar novos conhecimentos sobre seu município;

7 – Usar este espaço como ferramenta de conhecimento e ensino à distância para os alunos e todos igrejanovenses.

No ano de 2009, o Prefeito Neiwton Silva ao ser reeleito, convida o Professor Atiliano para assumir o cargo de Assessor de Imprensa do Município de Igreja Nova, o qual aceitou a função, desenvolvendo os trabalhos das divulgações do executivo municipal até dezembro do ano 2012.

No dia 25 de março de 2011, o Sindicato dos Radialistas do Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL), oficializa o Professor Atiliano como o primeiro RADIALISTA, do Município de Igreja Nova.

No dia 25 de maio de 2014, exatamente no dia de seu aniversário, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reconheceu Professor Atiliano como JORNALISTA, inscrito sob o nº 1652/AL.

No dia 22 de novembro de 2013, consternado com o assassinato cruel do guarda municipal Antony Moura, com um tiro de 12, dentro da escola Frei Arnaldo Motta e Sá, o Professor Atiliano, juntamente com alguns colegas Professores, fundaram a “COMISSÃO PELA PAZ EM IGREJA NOVA”.

Atualmente o Professor Atiliano João de Deus, leciona as disciplinas de Biologia e Ciências na Escola Estadual Professor Pedro Reys, e estuda o 9º Semestre do curso de DIREITO, da Faculdade Raimundo Marinho (FRM – Penedo/AL), e ainda apresenta voluntariamente na Rádio Comunitária Triunfo FM, das 05h as 07h nas segundas, quartas e sextas-feiras, o programa “IGREJA NOVA É NOTÍCIA”; Das 07h as 08h dos domingos, “ROBERTO CARLOS ESPECIAL”; E também aos domingo, das 11h as 14h, “BREGÃO 104”.

Igreja Nova – AL, 25 de agosto de 2014.

Prof. Atiliano João de Deus
Jornalista/Radialista
MTE nº 1652/AL

Todos os direitos reservados © 2017