Enciclopédia humana, e condecorado por diversas vezes no em Igreja Nova, no auge de seus 90 anos ainda presta relevantes serviços a população igreja-novense, quando é solicitado para contar histórias sobre o Município.
José Felinto Santos, brasileiro Alagoano nasceu em Fazenda Nova, Povoado deste município é o quinto filho do casal Felinto José dos Santos e de dona Joana Antônia da conceição nascido aos doze de janeiro do ano de 1931. Descendentes de família pobre, foi conduzido pela força do destino a trabalhar logo cedo, com apenas 8 anos de idade acompanhando seus pais na roça.
Com 13 anos de idade resolveu vir morar na cidade com o objetivo de estudar, mas não deu certo por motivo de pobreza.
Em 1948 surge um curso supletivo de alfabetização, do qual participou e foi alfabetizado.
No ano de 1959 foi chamado para trabalhar na prefeitura, como porteiro contínuo.
No dia 14 de março do mesmo ano foi nomeado através de uma portaria para o cargo de chefe de limpeza pública.
Casou-se em 1962 com a jovem Maria Santos, conhecida como (Bebé) filha de Rozendo Simplício dos Santos e de Dona Celina Santos; ele pescador e ela costureira o casal Felinto e Bebé na não tiveram filhos, por motivo de ambos serem estéril. 7 anos depois legitimaram um filho adotivo: Eudes Felinto Santos; que se casou com Maria Euclídia Santos e lhes deram duas lindas netas: Isley Graziele Santos e Anne Gabriele Santos
No ano de 1972 juntamente com os colegas Altino Borges e Josafá Leandro da Silva, elaboraram a Bandeira de Igreja Nova.
Trabalhou como agente de coleta municipal do recenseamento geral de 1981.
Em 31 de dezembro de 1981 concluiu o curso de Habilitação profissional do magistério para o 1º grau – HAPRONT professor de ensino do 1º grau da 1º a 4º série.
No dia 14 de agosto do ano de 1982 foi contratado professor atividade, destino para a escola Estadual Alfredo Rego.
Durante esses 22 anos de trabalho só ficou fora da sala de aula apenas 6 meses como diretor.
Participou da primeira conferência Estadual da Educação, a escola construída seu projeto político pedagógico realizado no período de 12 a 15 de dezembro de 2000.
No dia 16 de maio do ano de 2007, recebeu uma homenagem especial de seu nome na escola de informática CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL PROFESSOR JOSÉ FELINTO SANTOS.
Durante muitos anos exerceu a atividade de maestro e entusiasta do CORAL SÃO JOÃO BATISTA. , na paróquia que lhe empresta o nome em Igreja Nova.
Hoje já aposentado, presta relevantes serviços na história do Município, pois aos 90 anos tem memória de um menino e serve de referência quando a população precisa de informação sobre Igreja Nova – AL.
Por Profº Atiliano João de Deus
Jornalista e Radialista
MTE Nº 1652/AL e 00991/AL